
Conectividade
Estatísticas Populacionais
Os gráficos a seguir foram montados segundo dados retirados da página da Secretária da Saúde da Prefeitura Municipal de Florianópolis no ano de 2012 e serviram de base para as análises e conclusões apresentadas na sequência. Eles representam os bairros apenas nas microáreas hachuradas no mapa abaixo, pois avaliou-se que as mesmas possuem maior influência direta nas propostas para o terreno.





Comparando as áreas hachuradas com o número de habitantes da mesma nota-se que o Vila Aparecida é o bairro mais populoso, principalmente quando comparado ao Abraão, que possui predominantemente habitações unifamiliares com consideráveis áreas livres.
Quanto a idade dos moradores nota-se que Abraão e Capoeiras possuem percentuais semelhantes em todas as faixas etárias analisadas, onde destaca-se o grupo de idosos (a partir de 60 anos) que chega a 14% em Capoeiras. No Vila Aparecida por outro lado esse grupo resume a 6% dos habitantes, sendo a diferença transferida para a população infantil (de 0 a 9 anos) que no bairro atinge 19% dos moradores (Abraão e Capoeiras, 10%).
No entanto os maiores contrastes são observados nos quesitos rendimento e etnias. Na renda das familias observa-se uma melhoria da condição social no sentido Vila Aparecida, onde 87% da população vive com até 2 salários mínimos, para Capoeiras, onde os habitantes nessa condição caem para 42% e o Abraão, onde apenas 32% recebe até 2 salários e 36% recebe mais do que 5.
Essa discrepância se mantem também no que diz respeito as etnias, onde os bairros Abraão e Capoeiras possuem quase 90% da população caucasiana - 89% e 88%, respectivamente -, enquanto no Vila Aparecida 40% da população é de origem negra ou parda.