
Conectividade
SML System
“A sociedade esta mudando, os estilos de vida e nossas necessidades estão transformados, ao mesmo tempo e as tecnologias e mídia estão se desenvolvendo; mas podemos dizer que nossas casas evoluíram e respondem a essas mudanças propondo alternativas de métodos de construção e processos tradicionais? A realidade é que os diversos programas de ocupação [...] parecem ser produtos finais, alienados às necessidades dos consumidores.”
Assim o SML system vem com a proposta de desenvolver um sistema habitacional capaz de atender a grande demanda existente sem prejudicar ao meio ambiente ou perder a preocupação com as necessidades e individualidades dos usuários. Para atingir tal intuito, os princípios da pré-fabricação, célula mínima e sustentabilidade guiaram o desenvolvimento do SML System. A principal característica do sistema é sua composição modular, que abre portas para um dos conceitos chave das casas: a flexibilidade.

Pensado para suprir habitações uni ou multi-familiares o sistema SML propõe o projeto residencial a partir da combinação de módulos pré-catalogados, versatilidade esta que se dá tanto no perímetro da casa como em sua composição interna. A modularidade permite a criação de casas de acordo com a necessidade no usuário, e o acumulo horizontal ou vertical dessas unidades, possibilita formação de maciços habitacionais variados, que dão seu nome SML (small, médium, large), como em escalas de roupas.
Em função da pré-fabricação e das condicionantes de transporte cada módulo da SML tem 3,60x7,20 m, dimensões ideais para o carregamento em caminhões. Esses módulos são montados a seco e de forma que as juntas da casa fiquem a mostra, representando sua pré-fabricação.
Modulada, a ideia é que a casa tenha o mesmo princípio de montagem do automóvel (a linha de produção), em que as peças seriam produzidas em diferentes locais e fábricas e fossem prontas para o canteiro de obras e onde seriam apenas encaixadas. Essa montagem teria, então, como características a facilidade, agilidade e o pouco desperdício.
![]() ModularidadeOs módulos da SLM são estruturalmente independentes e seu interior completamente livre, haja vista que os tanto os elementos estruturais quanto os cômodos úmidos foram projetados para permitir máxima liberdade ao usuário. | ![]() ModularidadeA cozinha e o banheiro tiveram suas instalações separadas da casa e se passam a ser caixas que funcionam no estilo “plug and play”. | ![]() ModularidadeAlém dos cômodos úmidos, duas outras caixas acopláveis são necessárias para o funcionamento da casa, a sala de máquinas – externa à residência e onde ficam a maior parte dos motores e sistemas que alimentam a casa, e a sala técnica que conecta e distribui os encanamentos e fiações vindos da sala técnica. |
---|---|---|
![]() Estratégias BioclimáticasConsiderando a análise bioclimática da cidade de Madrid foram propostas estratégias no intuito de prover conforto térmico na residência consumindo a menor quantidade de energia possível. Assim, as soluções sugeridas podem ser dividas em dois grupos: as passivas, que regulam a temperatura sem o consumo de energia e seriam capazes de manter a residência em situação de conforto durante a maior parte do ano, e as ativas, que gastam energia, mas complementariam as passivas e seriam utilizadas apenas | ![]() Soluções PassivasNo projeto do SML System, o pátio das unidades habitacionais não é apenas um elemento arquitetônico de composição do espaço, mas principalmente um elemento regulador térmico que exerce funções desde canalizador de ventos a sombreador e capacitor térmico. | ![]() Soluções PassivasBrises pivotantes horizontais e verticais, que em suas diferentes configurações (completamente aberto, entreaberto e fechado) provém opções adequadas para todas as estações. |